Como se autopromover sem ter experiência

sad-at-work
1 Comentário

Encarar os altos e baixo de uma carreira já é difícil o bastante, mas e se ainda te falta a tão exigida experiência? Use esses truques para provar que você é uma mulher que supera todos os desafios, independentemente desse “pequeno” detalhe.

 

Se você nunca teve um emprego de longa duração, pode ser difícil ser considerada uma “candidata qualificada”, mas o fato de você não ter um registro ou uma experiência de longa data não significa que você não é competente ou adequada para um determinado trabalho. Você só vai precisar trabalhar um pouco mais na sua autopromoção.

Talvez você tenha algo que chegue perto de um histórico de trabalho, mas está procurando algo novo. Como uma candidata mudando completamente de carreira, você pode ser considerada como “desqualificada”, como alguém que nunca trabalhou. Como vender sua imagem para esses novos empregadores?

Não importa sua idade, sua falta de experiência – no geral, ou em uma área – significa que suas experiências passadas não vão oferecer ao entrevistador uma visão clara de suas habilidades. Mas como uma candidata, há inúmeras rotas alternativas que você pode pegar para destacar suas habilidades e atributos.

Se você está procurando um trabalho em um campo desconhecido ou é uma candidata de primeira viagem, nós temos algumas dicas de como você pode fortalecer suas perspectivas de emprego.

CONTINUE SUA EDUCAÇÃO

Alguns empregadores dão grande importância para a educação quando pesando suas qualificações. Se você não foi ou se graduou na Universidade, se inscrever e dar continuidade a seus estudos na faculdade pode ser o que sua candidatura precisa.

Se você tem uma graduação mas está procurando mudar de campo, continuar sua educação pode elevar muito suas chances de ter um emprego nessa nova área que você não tem experiência. Adicionar uma nova formação ao seu currículo nunca é prejudicial quando você quer uma oportunidade.

FAÇA UM ESTÁGIO

Mesmo que você (provavelmente) não ganhe nada, trabalhar como estagiário não vai apenas te ajudar a ter novas habilidades, mas vai colocar o seu pé na porta. Eu não sei dizer quantas pessoas eu conheço que foram de “estagiário” para “contratado”! Empregadores amam contratar pessoas internamente, e eles também tendem a recompensar aquelas que dão seu sangue, suor, e lágrimas ao trabalho, ir além do esperado durante seu estágio (dentro do limite de seus horários e direitos) pode leva-la a uma oferta de um trabalho de longo período, ou mesmo algo permanente.

VOLUNTARIE SEU TEMPO E SERVIÇOS

Empregadores tendem a valorizar oportunidades experiencias tanto quanto experiências muito bem pagas. Nunca é ruim exercer um pouco de trabalho voluntário, especialmente se aumentar suas qualificações. Escolha projetos que destaquem as habilidades que você quer provar aos empregadores.

Se você gosta de planejar festas, organize campanhas de arrecadação de recursos ou eventos para família e amigos. Quer trabalhar como fotógrafa? Ofereça seus serviços para um centro comunitário, ou organização sem fins lucrativos para alavancar seu portfólio. O quer que você faça, certifique-se de pôr em destaque em seu novo, e revitalizado, currículo.

USE SUA REDE PESSOAL PARA FORTALECER IDEIAS PROFISSIONAIS E CONTATOS

Sejamos honestas, às vezes são necessárias sugestões e conselhos daqueles que estão ao seu redor, para abrir seus olhos (e mente) para novas oportunidades que você pode não ter considerado para você. Utilize seus contatos pessoais – uma recomendação feita por alguém de sua rede de contatos que possa atestar suas habilidades pode te encaminhar a uma proposta de trabalho.

ASSUMA RISCOS

Vender sua imagem quando você tem pouca ou nenhuma experiência pode parecer a coisa mais difícil do mundo. Mas se você incorporar seus interesses, enfatizar  suas habilidades, e sublinhar suas capacidades para aprender e crescer, os empregadores podem olhar além da experiência, em favor de todo o resto que você tem a oferecer.

Se você se deparar com uma posição que você acha que é capaz de executar, não deixe sua falta de experiência deter a sua ambição. Candidate-se à vaga. Se tudo der certo você pode não só ter seu primeiro trabalho, mas o seu trabalho dos sonhos!

Sua falta de experiência de trabalho já ficou no caminho de seus objetivos? Como você superou esse empecilho? Queremos ouvir sua experiência!

 

1 Comentário
    • Elis Alberta
      out 05, 2017 23:44 pm Responder

      Ótimas dicas.
      Aproveito para parabenizar pela iniciativa da plataforma, pois é preciso fortalecer as mulheres e empoderar através de ações livres de conflitos de interesses.

Deixe uma resposta